Análises

DIAGNÓSTICO DA EMEB PROF. LAURO BITTENCOURT CONSTRUÍDO COM A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO DE ESCOLA

DIAGNÓSTICO
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE
OBJETIVOS
  O Índice de Desenvolvimento Humano de Araçatuba conforme divulgação da SEADE (2000), foi de 0,848, portanto, maior que o do Estado, que foi de 0,814. Considerando apenas a educação o índice é de 0,909 (muito elevado), enquanto o do Brasil é 0,849. O grande problema da cidade é a distribuição desigual de renda existindo ainda muitas pessoas sobrevivendo de trabalho informal e vivendo em condições precárias.

A comunidade escolar é composta por diversos bairros. Alguns dos arredores da escola e outros distantes cujos alunos utilizam transporte público para chegarem à escola e são provenientes de famílias de baixa renda e com pouco acesso aos bens culturais.

No bairro, embora haja vários comércios na rua principal, há poucas opções de lazer, limitando-se a bares, sorveterias e lan houses. A praça existente é conhecida por ser ponto de encontro de usuários de drogas, tanto que é conhecida como Praça da Fumaça.


Ampliar o acesso aos bens culturais aos alunos e comunidade;

Intensificar as ações de integração com a comunidade, ampliando o referencial positivo exercido;

Disponibilizar os espaços da escola para ações e eventos da comunidade.

Análise: A escola tem sido um espaço cada vez mais aberto comunidade, suprindo inclusive a carência de lazer existente no bairro, através da disponibilização dos espaços à noite e finais de semana. Há ainda desafios quanto a trazer a comunidade para compartilhar não só o espaço físico, mas também as decisões.


DIAGNÓSTICO - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
( CONDIÇÕES FÍSICAS, ORÇAMENTO ESCOLAR, INDICADORES EXTERNOS E INTERNOS)
OBJETIVOS
A EMEB Prof. Lauro Bittencourt foi inaugurada em 3 de novembro de 1.964, na rua João Evangelista da Costa nº 1.307, com o nome de Escola Estadual do Bairro Bertachini. Foi construída para atender a demanda dos novos bairros que estavam surgindo com o crescimento da cidade.  Em 1991 a escola foi remanejada para o atual prédio, na rua Emília Santos, 352 – Jd TV. Passou pelo processo de municipalização do ensino em 1999.
A escola possui prédio próprio que já passou por várias ampliações. Mesmo assim, todas as dependências são utilizadas, não havendo espaço físico para biblioteca, sala de reuniões e vídeo, dentre outras.

Há rampas na entrada da escola, porém ainda faltam para acesso a várias salas de aula, bem como há necessidade de adaptação em banheiro para que haja condições de acessibilidade.

A instalação elétrica é não previa a demanda atual, ocasionando variações de energia dada a incompatibilidade com a demanda. Tal fato limita o acesso às novas tecnologias.

A escola é bastante aberta à comunidade, sediando vários eventos e tendo diariamente sua quadra emprestada no período noturno e finais de semana.

A escola recebe mensalmente uma verba proporcional ao número de alunos que pode ser gasta em despesas miúdas de manutenção e aquisição de material de consumo. Anualmente recebe a verba do PDDE, com percentual destinado a aquisições permanentes e outra parte destinada a materiais de consumo. A partir de 2011 passará a receber também um valor do Projeto Escola Acessível.

Nos indicadores externos a escola tem apresentado resultados inferiores ao esperado, não tendo alcançado a meta do IDEB.

Nos levantamentos internos, mensurados através de resultados em simulados, índice de evasão e satisfação da comunidade, temos alcançado progressivos avanços.

Buscar apoio da comunidade para viabilizar junto ao poder público municipal projeto de ampliação da escola e de revisão das instalações elétricas;

Discutir com a comunidade as prioridades no investimento dos recursos destinados à acessibilidade, para propiciar ambiente inclusivo a todos os alunos



Continuar disponibilizando os espaços escolares à comunidade.


Intensificar canais de comunicação através do blog da escola, promovendo constantes pesquisas de opinião com a comunidade, inclusive quanto as prioridades de destinação dos recursos recebidos.

Continuar sendo uma escola focada no direito à educação, intensificando a busca por estratégias que resultem na melhoria do desempenho, principalmente pelos alunos que tem apresentado rendimento insatisfatório.


Análise: embora os índices de desempenho externo apontem que a escola ainda não atinge sua meta, muito tem sido percorrido no sentido de assegurar o direito à educação a todos, indistintamente, o que tem se refletido na queda dos índices de evasão e aumento de matrículas de alunos com necessidades especiais e pertencentes a grupos excluídos socialmente. O desafio tem sido buscar estratégias que assegurem que todos os alunos e principalmente os dos grupos citados, possam aprender de forma satisfatória.
DIAGNÓSTICO/ ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
(DINÂMICA DE TRABALHO, ESTABELECIMENTO DO CURRÍCULO, MATERIAIS UTILIZADOS)
OBJETIVOS
A escola tem procurado organizar-se de forma democrática, propiciando momentos de reflexão coletiva envolvendo todas as funções da equipe escolar e conselho de escola.

A escola é de período parcial, porém com parceria com o CEMFICA (Centro de Formação Integral da Criança e Adolescente) do bairro, para a oferta de atividades complementares no contra-turno. O trânsito dos alunos de um local para o outro é feito de ônibus, acompanhados por estagiários do CEMFICA. A possibilidade dos alunos ficarem o dia todo na escola aumentou o fluxo de matrículas, bem como o número de alunos provenientes de bairros distantes e que utilizam o transporte escolar.

Os alunos apresentam diferentes níveis de conhecimento, tendo os que apresentam desempenho bastante satisfatório e os que apresentam inúmeras dificuldades.

A escola conta com materiais diversificados como TV, som e DVD em cada sala de aula, laboratório de informática, datashow, livros de literatura infantil, jogos pedagógicos, dentre outros.

No tocante as estratégias utilizadas, embora muitos avanços já ocorreram, percebemos ainda excesso de aulas expositivas, cópias sem objetivo de aprendizagem e distanciamento da função social da escrita.

O brincar tem sido intensificado, favorecendo momentos de trocas, inclusive nos horários de recreio.

O respeito à diversidade, bem como relacionamentos éticos tem sido alvo de várias ações e projetos da escola.

Outro enfoque tem sido o desenvolvimento tecnológico sem perder a sustentabilidade.


Fomentar entre a equipe docente a busca por estratégias didáticas eficientes e prazerosas;

Intensificar os momentos de estudo e pesquisa nos HTPCs e HTPPs, voltados ao aprimoramento da compreensão das dificuldades de aprendizagem e estratégias de superação.

Propiciar recreios dirigidos contanto com a atuação voluntária de professores e pais.
Possibilitar momentos contínuos de reflexão sobre a prática de atitudes éticas e respeitosas nos relacionamentos.

Incentivar o uso das diferentes tecnologias como ferramentas favorecedoras ao acesso das informações e aprendizagem.

Análise: a escola mesmo de forma modesta tem avançado em sua organização, fazendo com que processualmente esteja em construção a gestão democrática em todas as suas esferas. Há ainda muitos paradigmas a serem superados, como o de que quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade e o de que o lúdico não demanda objetivos educacionais, apenas de socialização. Ainda presenciamos alunos com comportamento agressivo e hostil e com sérias dificuldades de aprendizagem. Por mais que estejamos em busca de estratégias para lidar com estes alunos, ainda nos deparamos com inúmeras situações nas quais nos sentimos um tanto quanto impotentes, por envolverem estruturas que vão muito além da escolar.
DIAGNÓSTICO
(PERFIL DOS PROFESSORES, TÉCNICOS E PARTICIPAÇÃO
DOS PAIS)
OBJETIVOS
A escola possui em seu quadro 33 professores;  7 vinculados ao Estado e 26 vinculados ao Município, sendo 5 deles sem sede na escola, outros 6 exercendo atividade de coordenação, sendo suas turmas atribuídas a  professores substitutos. Tais dados ocasionam uma rotatividade bastante grande de professores, dificultando a continuidade de trabalhos. Há turmas que no decorrer do ano já tiveram 5 professores diferentes.

Todos os professores, direção e coordenação possuem curso superior e pós graduação. Este ano a escola passou a contar com uma secretária, também com ensino superior.  As atividades de limpeza e merenda são realizadas por empresas terceirizadas. Os funcionários até então responsáveis por estes setores passaram a atuar como apoio na organização das atividades escolares.

A participação dos pais em reuniões ainda é modesta. Na última reunião a frequência foi de 56 %. Nos eventos culturais, comemorações e apresentações, percebemos também a ausência de grande parte dos pais.
Ampliar os momentos de integração e trocas entre a equipe, com vistas ao favorecimento da continuidade nos trabalhos.

Buscar estratégias para capacitação em serviço, partindo da análise dos fatores de desempenho da escola.

Favorecer momentos de integração com as famílias propiciando reuniões de pais agradáveis.

Propiciar à equipe escolar e conselho de escola, momentos de reflexão e tomadas de decisão coletivas.

Análise: a equipe escolar demonstra bastante comprometimento e tem se empenhado em atingir o estabelecido nas decisões coletivas. A grande rotatividade de professores pela forma de organização da rede escolar tem sido um fator dificultoso ao fluir das decisões coletivas, visto que acaba havendo sempre a necessidade de retomada de reflexões em pontos já antes refletidos e com consenso formado, ao invés de podermos avançar em outros pontos.